Fashion

Tech

Brasil

A segunda edição do Fashion & Tech Brasil, que aconteceu no dia 21 de outubro de 2016 no Senac, reuniu 47 empreendedores para ouvirem e conhecerem profissionais que estão reinventando com sucesso seus negócios e vivenciarem o workshop de design thinking, com a mentoria de especialistas no negócio de moda.

Quem participou

Palestrantes
  • Lu Bueno
    Lu Bueno

    Lu criou o Banco de Tecido, lugar onde todas as pessoas podem depositar seus tecidos – Sobras de suas criações que ganham a chance de serem usadas em novas criações e cria uma cadeia de produção mais sustentável.

    Ele é uma solução criativa para quem está buscando se adequar à Política Nacional Brasileira de Resíduos Sólidos. O Banco de Tecido é um sistema inclusivo e circular que transforma a cadeia têxtil.

  • Martha Medeiros
    Martha Medeiros

    Martha é estilista alagoana e apaixonada pela arte. Aos oito anos de idade, a alagoana já bordava os primeiros vestidos em suas bonecas.

    Com grande espírito empreendedor, iniciou com uma loja multimarca em sua cidade natal e logo o nascimento de sua marca própria seguiu um percurso natural, pois a pedido de suas clientes começou a criar algumas peças para ocasiões especiais. Com a crescente demanda de clientes de todo o Brasil, no início de 2008, começou a atender em São Paulo. No final do mesmo ano, inaugurou sua primeira boutique na capital paulista, no bairro dos Jardins. Hoje são 4 lojas próprias.

  • Mônica Salgado
    Mônica Salgado

    Formada em jornalismo e com MBA em Marketing de Moda, Mônica foi redatora-chefe da revista Vogue antes de assumir a direção da Glamour.

    Com 17 anos de uma carreira focada no universo feminino, Mônica passou também pelas redações da Elle, Contigo e TPM, além de ter colaborado para Veja, Exame, Capricho, Quem e o O Estado de São Paulo. Além do jornalismo impresso, esteve à frente de um quadro de moda na TV Bandeirantes, trabalhou em assessoria de imprensa e no departamento de marketing de empresas de moda.

  • Marcelo Sommer
    Marcelo Sommer

    Considerado um dos principais estilistas nacionais, Marcelo é conhecido há mais de uma década por seu trabalho autoral na moda brasileira.

    Formado em Londres, sua trajetória destaca-se a partir de 1995, quando suas primeiras coleções passaram a ser apresentadas no São Paulo Fashion Week.

    Marcelo Sommer atua profissionalmente no mercado de moda desde os dezoito anos, trabalhou para marcas conceituadas como Zoomp, Zapping, Fórum, Calvin Klein, Vila Romana, TNG, Sumemo,  FYI e Cavalera.

Mentores
  • Jô Souza
    Jô Souza

    Mestre em Comunicação e Semiótica, especialista em Criação e Styling de Moda em Paris e também em Fashion Communication & Promotion. Atua como palestrante, pesquisadora de tendências, consultora de imagem pública, professora da área de comunicação e de moda e docente coordenadora da pós graduação de styling, negócios e modelagem do Senac.

  • Taís Rissi
    Taís Rissi

    18 anos de experiência em desenvolvimento de produtos e negócios de moda em empresas como Ellus, Hope Lingerie, Lojas Renner, Grendene e Grupo RBS. Também é professora de Planejamento de Coleção na pós-graduação do Instituto Europeu de Design e professora de Visual Merchandising para Varejo de Moda no Senac.

  • Mauro Lopez
    Mauro Lopez

    Graduado em Propaganda e Marketing, Mauro trabalhou na Privalia e no Mercado Livre como gerente de Moda e Lifestyle.

  • Milena Amaral
    Milena Amaral

    Milena possui 19 anos de experiência de gestão nos mercados de Moda e Luxo na Europa e Brasil. Sua trajetória inclui responsabilidades em compras, desenvolvimento de estratégia, vendas, branding e operações em varejo e atacado em empresas como Renner, Luxottica, Dior e Cartier. Atualmente possui papel ativo na construção das estratégias Omnichannel e Big Data na Renner e foi selecionada para integrar o programa executivo da Singularity University.

Facilitador do workshop de Design Thinking
  • Otavio Falcão
    Otavio Falcão

    Designer por natureza, é um curioso sobre o universo do comportamento humano. Dedica boa parte do seu tempo estudando e procurando maneiras de democratizar a criatividade. Conecta experiências no mundo do coaching e programação neurolinguística para encontrar caminhos para potencializar o aprendizado das pessoas. Fez parte do time de user experience, responsável pelos aplicativos Pagcontas e Tokpag, do Banco Itaú.

Desafio proposto aos participantes

Todo bom projeto, possui um bom desafio, que responde uma boa pergunta e para o nosso workshop, não foi diferente. Levamos para nossos participantes, o seguinte desafio:
Como podemos usar o Design Thinking para ajudar a transformar o mercado de moda no Brasil a ser ainda mais relevante para as pessoas?

Resultados obtidos

Certezas

O mercado está saturado + Ausência de design autoral + Aumento do consumo consciente + Maior acesso à informação de moda

Suposições

A cópia está morrendo + As marcas estão mais conceituais + Compra-se menos roupas + Importa-se mais com preço e menos com qualidade + Resistência à inovação + Banalização ou democratização?

Dúvidas

O mercado se profissionalizará mais ? Falta identidade ? Até quando haverá consumo desenfreado ? Consumidor se preocupa com a cadeia produtiva ? Cliente perceberá o valor da marca ?

Patrocínio

renner-pequeno

Apoio

apoio

Apoio institucional?

apoio-institucional

Quem organiza?